terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Anne Frank



No dia 05 de abril de 1944 Anne Frank escreveu em seu diário:


"I finally realized that I must do my schoolwork to keep from being ignorant, to get on in life, to become a journalist, because that’s what I want! I know I can write ..., but it remains to be seen whether I really have talent ...

And if I don’t have the talent to write books or newspaper articles, I can always write for myself. But I want to achieve more than that. I can’t imagine living like Mother, Mrs. van Daan and all the women who go about their work and are then forgotten. I need to have something besides a husband and children to devote myself to!"


"Eu finalmente me dei conta de que preciso continuar a estudar para evitar que eu seja ignorante, para continuar a viver, para me tornar uma jornalista, porque é isso o que eu quero! Eu sei que posso escrever... mas ainda preciso descobrir se realmente tenho talento...

E se eu não tiver talento para escrever livros ou artigos em jornais, eu sempre poderei escrever sobre mim mesma. Mas eu quero conquistar mais do que isso. Eu não consigo me imaginar vivendo como a mamãe, a Mrs. Van Daan e todas as outras mulheres que se dedicam ao trabalho e então são esquecidas. Eu preciso me dedicar a algo que não seja apenas marido e filhos!"

Anne Frank

[Tradução: Nicole Rodrigues]

8 comentários:

  1. gostei do que li... não imaginava que Anne Frank tivesse pensado isso... e registrado em seu diário... tradução de um sentimento... o meu, e de outras.............

    ResponderExcluir
  2. Andrea, mais uma vez fomos conectadas. Já que a resposta que escrevi para o seu comentário aqui no útero vazio acabou sendo uma perfeita resposta para este o seu post do dia 13 de janeiro :)

    Nós, mulheres, estamos muito mais ligadas, interligadas, entrelaçadas, do que nos damos conta. O desejo pela independência, pela autonomia, pela dignidade, pela evolução não é privilégio do homem. Nos últimos anos tenho me dedicado a pesquisar essas mulheres e me torno cade vez mais obcecada pelo vontade de encontrar cada uma delas e contar essa história coletiva do mundo e da alma feminina a mim mesma, a nós mesmas.

    Anne Frank lá em 1944 e ainda na adolescencia já mostrava como o confinamento e a forçada observação da rotina diária de sua mãe havia lhe feito amadurecer. Mas se a metade do seculo passado nos parece distante, bastou que eu lembrasse da rainha Elizabeth lá nos idos de 1500 e que eu descobrisse a Hepátia lá pelas voltas (pasmo!) do ano 355 para eu perceber que muitas de nós, tantas que sequer ousamos imaginar, compartilham o mesmo desejo sem saber.

    Anne quis abrir os olhos para a possibilidade de ser verdadeiramente livre. E não apenas livre até onde a família, a religião e a política do seu país permitia. Ela queria voar, e eu tenho certeza de que se ela tivesse tido a chance de escapar da raptura nazista e depois do campo de concentração, ela teria voado, como poucas de nós ousou voar.

    xxx

    ResponderExcluir
  3. puxa Nicole... tão bacana esta tua pesquisa sobre o feminino... e compartilhá-la então, nem se fala... Anne Frank é um exemplo para mim, de alguém que achamos que sabemos tanto dela, e aí me surpreendo com este outro lado... na verdade sua investigação me encanta, porque fala da medida maior do que é ser mulher...

    ResponderExcluir
  4. Jamais foi vontade dela a busca corporativa e nem os ganhos decorrentes das publicações de suas obras.No princípio tudo era novo só depois Deus criou o Céu,a terra e necessidades pessoais e etc(entendeu a brincadeira?).A autora em questão tem personalidade.Mais por que não ir mais fundo nessa foto?Vejo algo interessante kkk(não que você consiga entender kkk).Ela sem dúvida é mais poderosa intelectualmente do que outros.Ainda assim ela jamais quis se desvelar para atender caprichos.Ela sabia quem era e já nasceu como personalidade.Ela simplesmente queria poder ser ela mesma e expressar suas emoções e pensamentos ainda que sob outros enfoques mais adultos e chatos para alguns.Ela queria estar à frente de um grande veículo de comunicação e não em blogs pregadores de ódio.

    ResponderExcluir
  5. Você pode não publicar meu comentário queridinha mas você não sabe nada sobre anne ou melhor sabe pouco muito pouco

    ResponderExcluir
  6. O comentário em nenhum momento foi reacionário ou teve qualquer intenção de ofender.

    ResponderExcluir
  7. Você precisa ser mais calma e tranquila moça.Ser democrática é importante.Não acha?

    ResponderExcluir
  8. 1) Blog de ódio? Existe alguma chance de que o seu comentário tenha vindo parar no blog errado? Porque está seria a única explicação para um comentário tão sem noção. Se bem que não, existe mais uma explicação: a ignorância. Já que você voltou ao blog e comentou mais vezes, e em diferentes dias, sempre com um tom agressivo e irônico, só pode ser isso. Muita ignorância.

    2) Primeiro porque você não me conhece para ficar me chamando de queridinha ou dizendo o que eu conheço ou deixo de conhecer. Segundo porque se você tivesse, de fato, lido este blog saberia que ele é o contrário de um blog de ódio. É um blog que prega a maternidade consciente, a aceitação das diferenças, a discussão de outras formas de viver e o respeito às pessoas que não desejam ou não podem ter filhos.

    3) As palavras publicadas no post acima foram ESCRITAS pela Anne e apenas reproduzidas aqui. O que ela disse está dito e o sentido está claro. Agora se você prefere fazer de conta que é a melhor amiga dela e que a conheceu tão bem a ponto de saber até onde ela gostaria de ter suas palavras publicadas, por favor, fique à vontade para criar o seu próprio blog e tratar do assunto por lá. Eu prefiro me ater às palavras que ela mesma registrou e que foram traduzidas na íntegra.

    4) Se as pessoas que escolhem não ter filhos, as que não podem ter filhos, ou que as que se permitem refletir sobre a decisão de ter filhos em vez de apenas trazê-los ao mundo sem pensar, te incomodam então são pessoas como você que precisam aprender o significado da “calma” e da “democracia” que você mesma cita em seus comentários.


    5) Esta será a primeira e única vez que me dirigirei a você neste blog. Se você achar necessário continuar enviando comentários imaturos e raivosos, eles serão devidamente publicados, um atrás do outro, como prova de que eu sim, sei o que é democracia, e a sua coleção raivosa se tornará um monólogo que servirá de prova de sua ignorância. Se quiser ser tratada como gente madura, cuja opinião deve ser considerada, e ter seus comentários respondidos, faça o favor de assinar com seu nome e não como anônimo e de mudar o tom de seus comentários. Aqui não é lugar de gente raivosa.

    ResponderExcluir

Postagens populares