sábado, 24 de setembro de 2011

Mulheres e criação artística



Quando sobra tempo eu escrevo, e quando sobra ainda mais tempo eu leio. Hoje decidi visitar os blogs que "sigo" mas, infelizmente, não com a frequência que eu gostaria. Passeei e curiei até encontrar mais um precioso texto que eu gostaria de compartilhar com vocês. Desta vez o achado foi no blog Sexismo e Misoginia da inteligentíssima Adília (não sei e não encontrei o seu sobrenome caríssima, desculpe).

Vou postar apenas um trecho do texto "Mulheres e criação artística" na esperança de que vocês visitem o blog da Adília para a leitura completa que, certamente, vale a pena.


"as mulheres foram marginalizadas do domínio da criação artística como o foram de outras esferas de poder e tal marginalização não teve a ver com motivos de natureza biológica mas tão somente com a preocupação de as afastar de qualquer esfera da ação humana que lhes garantisse independência e desenvolvimento. Os exemplos são tantos e tão variados que dificilmente se pode negar esta afirmação; mesmo recentemente conhecemos casos de mulheres praticamente impedidas de desenvolverem os seus talentos por razões de imposição social e cultural e remetidas para a esfera doméstica de serviço à família, maridos e filhos incluídos."

Imagem: quadro "A lady writing a letter with her maid" do pintor Johannes Vermeer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares