segunda-feira, 2 de abril de 2012

Até parece

Picasso


"Oh my god – I forgot to use my ovaries!
I’ll die miserable and alone, sobbing into my pillow.

You wish."


"Ai meu deus - esqueci de usar meus ovários!
Vou morrer triste e sozinha, chorando no meu travesseiro.
Até parece."


Li este comentário no espaço reservado aos leitores no final de um artigo de jornal que tratava dos estereótipos enfrentados por mulheres que não têm filhos.

A pessoa assinou apenas como "Teresa".

Tradução: Nicole Rodrigues

2 comentários:

  1. Nicole, não sei se vc acompanha a série Grey´s Anatomy, mas há uma personagem (a brilhante cardio-cirurgiã Cristina Yang) que após uma gravidez não desejada em seu casamento, decide abortar. Essa decisão causa uma grave crise em seu casamento, seu marido não compreende a sua opção e não entende que ela não queira ter filhos. No capitulo 15 da oitava temporada (Have You Seen Me Lately?), eles estão em um aconselhamento matrimonial e ele fala "vc vai se arrepender quando não puder mais ter filhos" e ela responde que saberá lidar com a situação, entenderá que foi uma escolha dela e que foi a melhor que poderia ter tomado. Uma ótima resposta para o argumento mais que batido "vc vai se arrepender".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Livia, essa questão do "vai se arrepender" é das mais complicadas e recorrentes em se tratando da escolha de não ter filhos. Maridos, namorados, família e amigos em geral muitas vezes simplesmente supõem que a pessoa não pensou o bastante, que ainda está muito jovem, que ainda não encontrou a pessoa certa, que é egoísta e se recusa a evoluir através do que eles chamam de amor maior. Todas essas suposições incluem a certeza de que a pessoa não sabe o que está fazendo e é aí que está o grande problema. Não somos ensinadas a pensar por nós mesmas, com base no que nós, mulheres, individualmente, desejamos para nossas vidas. Por isso, quando o fazemos enfrentamos o estranhamento e o preconceito. Mas como tudo que é novo temos que continuar a praticá-lo para que se torne comum e que seja aceito. Não podemos deixar que o peso das palavras e visões de mundo dos que nos cercam sobreponham o que vemos para nós mesmas. Daí a importância de seguir os passos da Dr. Yang e responder à ofensa de quem, muitas vezes sem notar, ultrapassa os limites das escolhas individuais e dizer: que a escolha de ter filhos se trata de uma escolha consciente baseada em muita reflexão e conversas consiga mesma e não na falta de um parceiro ideal, de muitos anos de vida ou de devaneios. Não se trata do desejo ou da ausência de um outro, mas sim do desejo do seu “eu”. Assim as pessoas, espero, passarão a tomar mais cuidado com a forma como tentam opinar e se envolver em uma escolha tão intrinsecamente individual. E nós poderemos caminhar mais tranquilamente rumo a uma vida sem filhos, caso este seja o caminho escolhido.

      p.s. muito obrigada por ter compartilhar as informações sobre este capítulo de Grey´s anatomy comigo. Eu era uma super fã da série mas parei lá na temporada IV. Andoooo bem atrasada. Já anotei aqui o n. do episódio e vou incluir na minha lista de episódios de séries de TV que tratam dos assuntos mulheres sem filhos ou maternidade consciente. Um grande abraço!
      p.p.s se você quiser me enviar o seu e-mail para estabelecermos um contato mais direto, será um prazer. Posso te enviar os próximos posts por e-mail. rodrigues-nicole@hotmail.com

      Excluir

Postagens populares