terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Será que a maternidade é algo adequado para você? (parte III)


Abaixo você encontrará o terceiro item do último capítulo do livro "Além da maternidade", direcionado às mulheres que estão pensando em optar por uma vida sem filhos.
"3) Não deixe que ninguém a convença a optar por uma gravidez se você realmente não a deseja; ser mãe é um compromisso e tanto. Não pressuponha que seu marido vai assumir metade da responsabilidade se tiver um filho, ou que ter uma babá vai lhe proporcionar muita mais tempo para si mesma, e tome uma decisão com base nessas reflexões.

Se descobrir que está inclinando para o lado da maternidade, espere profundas modificações em sua vida. Viver com um bebê implica abrir mão de determinadas coisas e tolerar outras. Pense naquilo que é mais importante para você e nas coisas sem as quais você mal conseguiria viver. Faça a si mesma estas perguntas:

Qual é o meu nível de sensibilidade à intromissão? Qual é a minha necessidade de tranquilidade e privacidade?

O quanto é importante para mim a espontaneidade e a liberdade de levantar e sair quando eu quiser?
 
O quanto é essencial para mim uma intimidade ininterrupta com um homem?

Quais são as minhas ambições profissionais?
Será que você não teria sentimentos intensos de mágoa e ou rancor se abrisse mão dessas coisas ou as mutilasse? A avaliação das próprias reações lhe dirá o quão disposta a fazer sacrifícios pelo filho você estaria.
OBS: para ler o primeiro item clique aqui. Para ler o segundo, aqui.
 


Imagem: criada por Madhupa Maypop.

2 comentários:

  1. Oi Nicole, eu ainda não li esse livro, mas está na minha lista.
    Essa semana acabei de ler "Complete without Kids: An Insider's Guide to Childfree Living by Choice or by Chance" é um dos livros que você sugere na sua lista de "livros uterinos".
    Eu super recomendo a leitura, achei a visão da autora muito prática e realista. Ela fala da vida de casais e solteiros que não tem filhos por opção, por falta de oportunidade na vida ou por motivos de saúde. É muito interessante conhecer o ponto de vista dos diferentes tipos de pessoas que não tem filhos por diferentes motivos.
    Eu particularmente me indentifiquei muito com a autora, que não tem filhos por opção.
    Fica aí a dica de uma leitura muito rica e esclarecedora.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula,

    Esse eu já li e gostei bastante. Fiquei supresa com a similaridade da abordagem entre esse livro e o Útero Vazio, que é o que estou escrevendo. É um daqueles momentos que você pensa: puxa, alguém também nisso (rs). Mas existem TANTAS mulheres que se encaixam nesses perfis (sem filhos por decisão, circustancia ou ambivalencia) que acho que ainda tem espaço no mundo para mais alguns livros sobre esse assunto :)

    Fico feliz em saber que tens lidos os livros indicados aqui. Espero que eles tenham sido uma boa companhia. Essa semana comecei a ler:Two Is Enough: A Couple's Guide to Living Childless by Choice [Laura S. Scott]. Esse estava na lista de PRECISO LER há tempos. Escreverei sobre ele assim que eu terminar a leitura.

    Um beijo grande!

    ResponderExcluir

Postagens populares