quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Felizes sem filhos (parte VI)


Para a professora do Método De Rose, Naiana Alberti, de 37 anos, não ter filhos foi uma escolha fácil, pois desde muito jovem soube que não queria ser mãe. Não tem o tal instinto materno e, principalmente, não pretende abrir mão da liberdade de ir e vir a hora que quiser, sem ter que pensar que alguém depende dela.

- Ter filhos é uma responsabilidade enorme. E eu simplesmente não estou disposta a assumi-la - afirma.

Equacionar essa decisão como casal também foi simples, já que o companheiro de Naiana pensa como ela e não deseja ser pai. A quem lhe repete as velhas perguntas, ela responde que é feliz assim, do jeito que está.

- Não há vazios para preencher no meu relacionamento, não quero um enfermeiro para a minha velhice e não me sinto sozinha, pois tenho amigos e estou constantemente cercada de amor. Há muitas formas de ser feliz e cada um tem que achar a sua.

O trabalho, que é um dos fatores que afastam as mulheres da maternidade, não está entre os motivadores da decisão de Naiana. Sócia da escola em que dá aulas, ela se considera uma apaixonada pela atividade profissional que exerce. No entanto, não tem sua vida inteiramente voltada para o negócio. Tem tempo livre - pouco, diz ela, mas tem - e faz questão de viver tudo o que gosta, ao lado do marido e dos muitos amigos que cultiva. E nunca perde a oportunidade de deixar claro que renunciar à maternidade é uma decisão pessoal, íntima e sobre a qual as pressões externas não costumam funcionar.

- Até pela natureza do meu trabalho, busco o autoconhecimento constantemente. E estou muito segura e tranquila com a minha decisão. Isso, para mim, é a felicidade.

Fonte: Jornal Zero Hora
Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS
Reportagem: Patricia Lima
Fotos: Adriana Franciosi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares