domingo, 3 de julho de 2011

Leitura obrigatória III: "Um amor conquistado - o mito do amor materno".


I

"A voz do ventre? Mas só hoje começamos a perceber como o desejo de ter um filho é complexo, difícil de precisar e de isolar de toda uma rede de fatores psicológicos e sociais. À idéia de "natureza feminina", que cada vez consigo ver menos, prefiro a de uma multiplicidade de experiências femininas, todas diferentes, embora mais ou menos submetidas aos valores sociais cuja força calculo. A diferença entre a fêmea e a mulher reside exatamente nesse "mais ou menos" de sujeição aos determinismos. A natureza não sofre tal contingência e essa originalidade nos é própria"

II

"Ainda é difícil questionar o amor materno, e a mãe permanece, em nosso inconsciente coletivo, identificada como a Maria, símbolo do indefectível amor oblativo."

Élisabeth Badinter,Autora do livro "Um amor conquistado - o mito do amor materno".

Para ler este livro em pdf clique aqui.

3 comentários:

  1. Sou leitora assidua de seus blogs e este em especial, adoro estar aqui aguardando sempre as novas postagem.
    gosto tanto que marquei vc pra ganhar um selo de "blog elegante", está no post de hj em meu blog passa lá para pegar:http://maniasdadiva.blogspot.com/
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Nicole! Vim tentar de novo comentar! Agradeço as indicações de livros viu, querida!Tudo de bom pra você e estou sempre por aqui. Abraço, Luciana.

    http://criancasabusadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro e adorei. Deixa bem claro através de argumentos contundentes e estudos muito meticulosos de como o papel da mae mártir foi construído socialmente. Acredito sim que muitas maes (nao todas, infelizmente) sentem um porfundo amor e uma ligacao muito forte com seus filhos. Mas há coisas no modelo atual de "maternidade" que beira a insanidade e ao masoquismo extremo. A maternidade tem sido usada nos últimos tempos de forma torpe para "manter as mulheres no seu devido lugar". E isso nao tem sido salutar nem para maes, nem para os filhos!!!
    Fran

    ResponderExcluir

Postagens populares